O Blog da E. M. E. F. Monsenhor José Maria do Lago é um espaço interativo e criativo que visa a produção de conhecimento do colegiado. Primando por uma Educação de Qualidade

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia da Bandeira

Dia da Bandeira
Hoje comemoramos o dia  19 de novembro o Dia da bandeira. Que é entre outros símbolos de nossa da pátria e o de maior significado.  
"Todo o bom cidadão ama a bandeira do seu país, pois sabe que ela é o símbolo da nossa liberdade, nossas tradições e nossa própria família."
A bandeira no Brasil tem na cor verde (representa nossas matas e florestas), na cor amarelo (representa nossas riquezas minerais) e na cor azul  (representa o céu). E as estrelas representam nossos numerosos estados e pelo Distrito Federal. Ainda possuímos em nossas bandeiras a seguinte frase: "Ordem e Progresso que significa o desenvolvimento na Nação é fruto do trabalho harmonioso de todos os brasileiros. No círculo azul encontrasse 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.
Você Sabia:

Que a Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. 
Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira (Bandeira) deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.
- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Proclamação da República


O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações onde visualizamos a chegada dos militares ao poder. Cansados com a situação em que o Brasil se encontrava em plena submissão a monarquia o exército brasileiro comandado por Marechal Deodoro da Fonseca resolveu agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse o Ministério da Guerra. De inicio os militares pretendiam somente exigir as mudanças do Ministro da Guerra. E consequentemente isso foi suficiente para dissolver o gabinete imperial e proclamar a República.
E em 15 de novembro de 1889 como o golpe militar promovido por Marechal Deodoro da Fonseca, veio reafirmar a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. A proclamação foi consequência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular.
Por esse motivo dia 15 de novembro comemoramos o Dia da Proclamação da Republica no Brasil.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

domingo, 7 de novembro de 2010

Curiosidades!

VOCÊ SABIA?

 

Que o Dia do Cinema Brasileiro...

O cinema brasileiro ficou reconhecido com o  filme, rodado por Afonso Segreto, que mostrava um documentário com imagens da Baía de Guanabara. Isto é, os documentários brasileiros foram as primeiras de cinema nacional. Foi em 1912, que começava as primeiras produções de filmes nacionais com “Os Três Irmãos” e “Na Primavera da Vida”, do cineasta Humberto Mauro. E depois de 17 anos em 1929 o cinema brasileiro lança o primeiro filme totalmente sonorizado. O filme se chamava “Limite” e foi filmado por Mário Peixoto.  
Em 1930, o primeiro estúdio de cinema do Brasil foi instalado no Rio de Janeiro, por Adhemar Gonzaga. Chamado de Cinédia, o estúdio produzia comédias musicais e dramas populares. E em 1941, surgiu a Atlântida, famosa produtora das chanchadas que marcaram época, revelando cineastas como Carlos Manga. E foi no fim da década de 40, que o estúdio Vera Cruz, começou a produzir filmes no estilo de Hollywood. Em 1952, o filme O Cangaceiro, rodado por Lima Barreto, conseguiu entrar no circuito internacional.

Autor: Juscelino Tanaka (o texto sofreu algumas alterações)

JIJEM XII 2010 - tema: Esporte e Educação: "Resgatando o compromisso com a cidadania"


Professores e Alunos da Rede de Ensino Municipal de Castanhal:
Não deixem de ficar atentos para a programação do XII JIJEM 2010. Este ano a data de abertura dos Jogos é dia 04.11.2010.

Vamos cuidar do Planeta!

Vamos cuidar do Planeta!

Calendário de Provas

Calendário de Provas

7 DE SETEMBRO 2011

CULMINÂNCIA DA EJA - 2011

MOMENTO CULTURAL - Ginásio de esporte "Loyola Passarinho".

ÁRVORE ECOLOGICA - 2010

Jogos Interno - Escola Monsenhor José Maria do Lago