O Blog da E. M. E. F. Monsenhor José Maria do Lago é um espaço interativo e criativo que visa a produção de conhecimento do colegiado. Primando por uma Educação de Qualidade

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Proclamação da República


O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações onde visualizamos a chegada dos militares ao poder. Cansados com a situação em que o Brasil se encontrava em plena submissão a monarquia o exército brasileiro comandado por Marechal Deodoro da Fonseca resolveu agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse o Ministério da Guerra. De inicio os militares pretendiam somente exigir as mudanças do Ministro da Guerra. E consequentemente isso foi suficiente para dissolver o gabinete imperial e proclamar a República.
E em 15 de novembro de 1889 como o golpe militar promovido por Marechal Deodoro da Fonseca, veio reafirmar a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. A proclamação foi consequência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular.
Por esse motivo dia 15 de novembro comemoramos o Dia da Proclamação da Republica no Brasil.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos cuidar do Planeta!

Vamos cuidar do Planeta!

Calendário de Provas

Calendário de Provas

7 DE SETEMBRO 2011

CULMINÂNCIA DA EJA - 2011

MOMENTO CULTURAL - Ginásio de esporte "Loyola Passarinho".

ÁRVORE ECOLOGICA - 2010

Jogos Interno - Escola Monsenhor José Maria do Lago